Agricultura tradicional é um tipo de agricultura praticada em pequenas propriedades e o cultivo de vários produtos no mesmo local (policultura) com uso de varias técnicas rudimentares, enxadas, queimadas, tração animal, artesanal e ancestrais. Tem como objectivo de produção para o auto-consumo e subsistência das famílias que a praticam, tem baixo rendimento e produtividade agrícola.
Características da agricultura tradicional
Pratica-se em pequenas áreas;
A produção é baixa;
Subsistência – consumo familiar;
Instrumentos rudimentares (cabo curto);
Usa se tração animal (charrua);
Prática de policultura;
Uso de adubação natural (folhas de plantas e escorrimentos de animais);
Mão-de-obra familiar;
De sequeiro (depende da chuva);
Pratica se em pequenas parcelas.
Agricultura Itinerante
Agricultura itinerante é um dos métodos utilizados na agricultura. Consiste em atear fogo na mata (queimada), para então seguir com o destrocamento e semear a terra. É aplicada em áreas de agricultura descapitalizada. A produção é feita em pequenas e médias propriedades, como também em grandes latifúndios.
Características
Ao não fazer uso das técnicas corretas de manuseamento o como: adubar e construir trechos de água, somando a ação das chuvas ou da falta destas, a terra poderá vir a esgotar-se de uma maneira mais rápida e levar o agricultor a abandoná-la ou seja esquecê-la e usar o método em outra área, o que pode fazer com que tudo torne a acontecer, acarretando em mais desmatamento mesmo que seja sem a intenção de fazê-lo, pois como o nome sugere, itinerante, mudar, trocar de lugar.
Enviar um comentário